quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Receitas: Lanches Naturais

Lanche 1:

Ingredientes:

1 folha de alface de tamanho médio picado;
3 fatias de peru defumado ou um filé de peito de frango já grelhado (pode ser desfiado);
2 rodelas de tomate;
3 a 4 pedaços PEQUENOS de queijo branco ou ricota (com pouco sal);
2 pães de forma ou 1 pão francês;
1 colher de chá de maionese.

Modo de preparo:

Caso pegue o pão francês, corte-o. Em seguida pegue a maionese e passe nos pães. Depois coloque o frango grelhado (ou desfiado) ou peito de peru fatiado. Coloque o alface picado mais as duas rodelas de tomate e para finalizar coloque sobre a salada, o queijo branco (com sal) e feche com a outra fatia de pão.

Lanche 2:

Ingredientes:

1 colher(café) de orégano;
2 fatias de peito de peru;
2 fatias de pão de forma;
2 fatias de queijo branco ou ricota (com um pouco de sal);
2 fatias de presunto magro;
2 rodela de tomate.

Modo de preparo:

Montar o lanche frio em um prato. Colocar o orégano e levar ao microondas por 2 minutos.



Obs. É sempre renovar sua alimentação para não cair na rotina, mas sempre temos que lembrar que uma alimentação saudável, balanceada e adequada é essencial para uma melhor qualidade de vida!

Elaboradopor:                                          Isabella Alves Lemes
                                             Nutricionista/Especialista em Terapia Nutricional
                       CRN3: 29484/P


 





sábado, 23 de novembro de 2013

LEITE



O leite é uma bebida secretada pelos mamíferos, é de cor esbranquiçada que possui a função de nutrir. É produzido por células secretoras das glândulas mamárias e tem também ação imunológica para os filhos, protegendo-os de micro-organismos, inflamações e toxinas.

Os leites de diferentes animais são ingeridos no mundo todo, desde o leite mais comum, o de vaca, até mesmo os exóticos, como o de búfala. Os leites industrializados podem ser classificados em tipo A, tipo B, tipo C e o leite longa vida, que sofre processo de esterilização diferentemente dos outros tipos, que sofrem processo de pasteurização.

A ingestão do leite é muito importante para a saúde, pois contém proteína de alta qualidade que auxilia na construção dos tecidos, auxiliando na preservação dos músculos, cabelos, unhas e demais partes do corpo. Possui vitaminas como A, B e D, que protegem os olhos, fornecem energia e aperfeiçoam a concentração, além de combater a anemia e fortalecer os ossos. Seus minerais favorecem o processo de cicatrização e melhoram o sistema imunológico. Outros benefícios também são verificados, como prevenir doenças neurológicas.


Ingerir leite nas diferentes fases da vida contribui para o desenvolvimento tanto físico quanto intelectual. No caso das crianças até seis anos de idade, o cálcio presente em sua composição participa na formação dos ossos e dentes. O consumo de leite deve ser mantido para suprir as necessidades minerais do organismo, mesmo depois dessa fase. Na adolescência, ao fortalecer os ossos que estão sendo formados até aproximadamente os 30 anos de idade, o consumo previne a osteoporose no futuro. Depois dos 30 anos de idade há uma perda natural de cálcio e para a manutenção da vida saudável é necessário que a alimentação rica em cálcio permaneça.


Assim, o leite é essencial para a saúde em todas as fases da vida, proporcionando vigor, energia e nutrição. Beba leite!


REFERÊNCIA:
Ang, L.G. A importância do leite para a saúde. Disponível em:< http://www.brasilescola.com/saude/a-importancia-leite-para-saude.htm>. Acesso em: 25/11/2013.

Elaborado por:
Isabella Alves Lemes
Nutricionista/Especialista em Terapia Nutricional
CRN3: 29484


sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Os oito lugares mais sujos e contaminados dos shoppings


            Vários lugares onde as pessoas se reúnam ficam cheios de bactérias e vírus, e um shopping lotado é um exemplo perfeito disso. Fim de ano chegando, a loucura dos feriados e das compras batendo nas portas, e a última coisa que você quer é ficar doente, certo? Porém, quando estiver nas lojas, você também estará exposto a muitos germes – como os vírus da gripe. Com isso em mente, verifique os piores locais infectados por germes do shopping, indicados por um painel de especialistas, e dicas para se manter saudável:

1 – PIA DO BANHEIRO

> A área mais suja em um banheiro (e, portanto, no shopping todo) não é a privada ou a maçaneta – é a pia. As bactérias ficam na torneira porque as pessoas tocam essas superfícies logo após usar o banheiro. Como essa é uma área úmida, as bactérias podem sobreviver por mais tempo ali.

 > Cuidado com as saboneteiras, também – não só elas são manuseadas por muitas mãos sujas, como podem abrigar germes em si. Especialistas descobriram que uma em cada quatro saboneteiras de refil de banheiro público continha níveis inseguros de bactérias.

 > Para se proteger, lave bem as mãos depois de usar um banheiro público: esfregue com sabão durante pelo menos 20 segundos, e enxágüe bem. Use uma toalha de papel para desligar a torneira e abrir a porta. Se não há sabão ou toalhas de papel, mate germes com um desinfetante à base de álcool, utilizando pelo menos uma colher de sopa do produto.

 > Evite saboneteiras recarregáveis e use apenas sabão líquido que vem em refil selado; se isso não for uma opção, use apenas o desinfetante para as mãos.

2 – MESAS DE ALIMENTAÇÃO

> Mesmo se você ver alguém passando um pano na mesa, isso não significa que ela está limpa. Na verdade, o pano pode espalhar bactérias nocivas como a E. coli se não for trocado e lavado regularmente.

 > Considere levar lenços desinfetantes em sua bolsa para que você possa limpar a mesa antes de se sentar. Procure os que contêm álcool ou outro agente de desinfecção, a fim de matar os germes, e não apenas limpar a sujeira.

3 – CORRIMÃOS DE ESCADA ROLANTE

> Durante testes, pesquisadores encontraram comida, E. coli, urina, muco, fezes e sangue no corrimão de escadas rolantes – e onde há muco, você também pode encontrar vírus. O certo é evitar tocar corrimões, a menos que seja absolutamente necessário – neste caso, use desinfetante para as mãos depois.

4 – TECLADOS

> Qualquer tela ou teclado que várias pessoas tenham que tocar, (como de caixas eletrônicos) pode conter uma média de 1.200 germes, incluindo micróbios que induzem doenças. O pior é o botão “Enter”, porque todo mundo tem que tocá-lo.

> Para evitar riscos, não use a ponta do dedo para apertar os botões, que são mais propensas a encontrar o caminho para seu nariz ou boca. E não se esqueça de lavar as mãos ou usar desinfetante depois.

5 – LOJAS DE BRINQUEDO

> Lojas de brinquedos podem ter mais germes que áreas de jogo, carrosséis, e outras zonas para crianças, simplesmente por causa da maneira como elas se comportam lá. Crianças lambem brinquedos, os rolam em suas cabeças, esfregam em seus rostos, e tudo isso deixa uma grande quantidade de germes.

> Se você fizer uma compra, limpe qualquer brinquedo que não esteja em uma caixa selada com água e sabão, álcool ou vinagre (que tem propriedades antimicrobianas) antes de dar para o seu filho. E, claro, use desinfetante para as mãos depois de limpá-lo.

6 – PROVADORES

> Você não vai pegar muitos germes nos ganchos ou maçanetas. O culpado? O que você experimenta. Depois que as pessoas experimentam roupas, células da pele e transpiração podem se acumular no interior. Ambos podem servir de alimento para o crescimento bacteriano. Você pode até mesmo pegar bactérias resistentes a antibióticos apenas experimentando roupas.

> Use sempre roupas íntimas (não fio dental!) por debaixo das roupas que experimentar principalmente: calças, trajes de banho e qualquer outro vestuário que tocar seus genitais ou reto. Tampe cortes ou arranhões, já que feridas abertas podem ser uma porta de entrada para bactérias perigosas. E não se esqueça de lavar as roupas novas antes de usá-las.

7 – LOJAS DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS

> Enquanto você está brincando com seu novo Smartphone  você pode estar apanhando germes das mil pessoas que o testaram antes de você.

> Um estudo publicado no ano passado descobriu que os vírus facilmente se transferem entre as superfícies de vidro e pontas dos dedos. E um relatório recente concluiu que de quatro iPads em duas lojas, um continha Staphylococcus aureus, a causa mais comum de infecções por estafilococos, enquanto outro registrou uma bactéria associada à erupção cutânea.

> Limpe seus dispositivos com um lenço para desinfecção, bem como sua mão após usá-lo.

8 – AMOSTRAS DE MAQUIAGEM

> Vá até o balcão de maquiagem e acabe pegando uma infecção junto com a sombra mais recente. Um estudo de 2005 constatou que entre 67% e 100% da maquiagem para teste estavam contaminadas com bactérias, incluindo estafilococos, estreptococos e E. coli.

> Evite o uso de amostras de maquiagem públicas e não aplique amostras de cosméticos nos lábios, olhos ou rosto que estejam ali para todos usarem. Amostras únicas são mais seguras. Se isso não for possível, use um lenço de papel para limpar a amostra e, em seguida, aplique o produto na parte traseira de sua mão. Só então use.


REFERÊNCIA

CNN. Os 8 lugares mais sujos e contaminados dos shoppings. Disponível em: < http://www.meunutricionista.com.br/noticias.exibir.php?id=2196>. Acesso em: 27 de Novembro de 2011.


Elaborado por:                                          Isabella Alves Lemes
                                             Nutricionista/Especialista em Terapia Nutricional
                       CRN3: 29484

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Os benefícios dos alimentos alaranjados para nossa saúde:



- São ricos em alfa e betacaroteno protegendo assim a saúde da pele, olhos e coração;
- São excelentes para o bom funcionamento dos pulmões e do sistema respiratório
em geral, ajudando na prevenção de gripes e resfriados;

PAPAÍNA PARA A DIGESTÃO:

- o mamão regulariza o funcionamento do intestino (sendo recomendado para quem sofre de prisão de ventre), acelera a cicatrização de ferimentos e acaba com azia e má digestão. Ele contém papaína, enzima que facilita a digestão. Ingerido em jejum, é eficaz contra a Diabetes. Também ajuda a tratar doenças respiratórias, calos, feridas, problemas digestivos, anemia, verminose, etc.

SUCO COM BAGAÇO:

- Depois da água não existe melhor líquido do que o suco puro de laranja. A vitamina C presente na fruta ajuda na digestão, retardando a assimilação de glicose na corrente sanguínea e melhora o aproveitamento do ferro ingerido, já que os nutrientes potencializam a absorção um do outro. A laranja possui fibras, cálcio, magnésio, potássio, betacaroteno, vitamina C e vitaminas do complexo B: nutrientes que estão relacionados com a boa saúde óssea, auxiliando na contração e relaxamento muscular, agem como antioxidante, prevenindo danos às células, etc. Quando a laranja é consumida com o bagaço, também auxilia no bom funcionamento do intestino, controla a glicemia e equilibra as taxas de colesterol.

MÃES X BÊBES

- A vitamina A combinada com as vitaminas C, E, e do complexo B, todas presentes no damasco, ajudam a proteger a retina, melhora a hidratação dos olhos e dá até mais brilho ao olhar. Mães e bebês também se beneficiam muito dos nutrientes do damasco, principalmente de ácido fólico (vitamina B9), que garante o desenvolvimento saudável do sistema nervoso deles, evitando aborto espontâneo e protegendo o cérebro e a coluna do feto. A fruta tem ação hidratante, deixando a pele mais bonita e combatendo as estrias comuns durante a gravidez.

Exemplos de alimentos alaranjados: laranja, mamão, tangerina, manga, caju, abacaxi, damasco, caqui, entre outros alimentos.

REFERÊNCIA

SANTOS, A. C. Os Benefícios dos Alimentos Alaranjados para Nossa Saúde. Disponível em: <http://www.anutricionista.com/os-beneficios-dos-alimentos-alaranjados-para-nossa-saude.html>. Acesso em: 19 de Setembro de 2011.

Elaborado por:                                         
Isabella Alves Lemes                
Nutricionista/Especialista em Terapia Nutricional

CRN3: 29484

terça-feira, 27 de agosto de 2013

MITO OU VERDADE?


Comer grandes quantidades de alimentos à noite engorda.
VERDADE. Geralmente à noite o metabolismo é mais lento, e o gasto energético é menor, já que você entrará na fase de repouso. Nesse caso, o ideal é fazer uma refeição leve e equilibrada, diminuindo a ingestão de alimentos gordurosos antes de ir dormir.

O cozimento dos alimentos modifica seu valor nutricional.
VERDADE. O cozimento pode alterar o valor nutricional dos alimentos, por causa das alterações físicas e químicas. Verduras e legumes, quando cozidos em água, perdem uma quantidade de vitaminas que acabam se dissolvendo na água. Recomenda-se consumir verduras e legumes cozidos no vapor ou crus.

O salitre é prejudicial à saúde. È comum o sal ser substituído pelo salitre em bares e restaurantes.
VERDADE/MITO. O salitre, um nitrato de sódio ou de potássio natural, é empregado como adubo e usado na indústria de alimentos (embutidos como salames, salsichas e linguiças , para ressaltar a cor vermelha e evitar a proliferação de bactérias. No intestino, o nitrato é convertido em nitrito, que se transformará em compostos prejudiciais à saúde, caso ultrapasse certa quantidade no organismo. O salitre é 21 vezes mais caro que o sal de cozinha, não sendo usado comumente em cozinhas.

A ingestão de frutas e legumes previne o aparecimento de certos tipos de Câncer.
VERDADE. Inúmeros trabalhos comprovam a associação entre um consumo maior de frutas e vegetais e um menor risco de Câncer. Um exemplo disso é o fato de o consumo de vegetais como brócolis, couve-flor e repolho reduzir o risco de Câncer intestinal e de tireóide.

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas é prejudicial à saúde.
VERDADE. O álcool em excesso no organismo prejudica o funcionamento do cérebro, do fígado e de outros órgãos vitais do nosso corpo, além de você correr o risco de se tornar desnutrido ou de aumentar a ingestão de calorias, proporcionando ganho de peso

Comer devagar e mastigar bem os alimentos ajuda a emagrecer.
VERDADE. Comer devagar é importante para ativar o mecanismo da saciedade, porque o cérebro leva cerca de 20 minutos para perceber que você está se alimentando. Se você come muito rápido, mastigando poucos os alimentos, o cérebro não conseguirá registrar que seu organismo está satisfeito, e, com isso, você comerá mais. Além disso, é importante ressaltar que a digestão começa na boca, com a mastigação.

O consumo de chás após as refeições queima calorias.
MITO. Não há comprovação científica de que os chás possam queimar calorias, mas eles têm função de auxiliar no processo de digestão. Não é recomendado o consumo exagerado.

Comer manga e tomar leite faz mal.
MITO. Não há comprovação científica de que esses alimentos, quando consumidos em conjunto, façam mal à saúde. Isso se tornou um mito na época da escravidão, para evitar que os escravos roubassem leite dos senhores de engenho, uma vez que a manga era fartamente disponível na época.

Comer carne de porco faz mal à saúde.
MITO. A carne de porco não faz mal à saúde. Ela é composta de proteína de ótima qualidade e disponibiliza uma grande quantidade de aminoácidos essenciais de que nosso organismo necessita. Entretanto, recomenda-se um consumo moderado porque a carne de porco apresenta uma quantidade de gordura maior do que a da carne vermelha.

Alimentos diet e light podem ser ingeridos livremente, pois não contém calorias.
MITO. O termo diet pode ser usado para alimentos para dietas com restrição de nutrientes, não só de açúcar. Já o termo light pode ser usado quando o produto apresentar o atributo baixo, reduzido, pobre ou leve em um de seus nutrientes. Ou seja, o alimento não é isento de calorias apenas por se intitular light.

O abacate aumenta o colesterol e a berinjela consumida de manhã, diminui.
MITO. O abacate, se ingerido em quantidade moderada, não afetará o mau colesterol. Quanto à berinjela, não há comprovação científica de que ela possa diminuir o colesterol, mas as fibras que ela contém, existentes em diversos alimentos, contribuem para uma menor absorção de gorduras pelo intestino.

Comer proteína em excesso, ou tomar cápsulas de aminoácidos aumenta a massa muscular.
MITO. O aumento da massa muscular está relacionado ao exercício físico localizado. O excesso de proteínas no organismo será metabolizado e transformado em gordura. Os rins serão sobrecarregados, por terem que eliminar a uréia proveniente desse metabolismo.

Comer assistindo televisão atrapalha a refeição.
VERDADE. Quando você assiste televisão durante a refeição, não presta atenção naquilo que está comendo e, com isso, você pode comer muito mais do que necessita. Procure pensar que sua refeição pode ser um momento agradável de convivência com a família ou os amigos.

Só alimentos de origem animal contêm colesterol. O colesterol é benéfico à saúde.
VERDADE/VERDADE. Apenas produtos de origem animal, como carnes, gema de ovo, leite e frutos do mar, contêm colesterol em sua composição. Ele é um componente essencial da membrana de todas as células dos mamíferos. Ele só é prejudicial quando sua taxa estiver acima de 200mg por decilitro de sangue.

Alimentos funcionais têm propriedades especiais, se comparados aos outros alimentos.
VERDADE. Os alimentos funcionais são aqueles que possuem compostos químicos que trazem benefícios à saúde, prevenindo o aparecimento de diversos tipos de doenças. Exemplos de algumas substâncias presentes em alimentos funcionais: licopeno presente no tomate; ômega-3 presente na sardinha; luteína nas folhas verde escuras.

O consumo de refrigerantes leva ao aparecimento de celulite.
MITO. Não há evidências científicas que comprovem a relação entre esses dois fatores.

Comer gelatina diariamente diminui a flacidez.
MITO. A gelatina é uma proteína de origem animal derivada do colágeno. No entanto, ela vai ser transformada em aminoácidos, após a digestão. Estes serão utilizados em diversas funções, entre elas a síntese de colágeno.

Tomar líquidos durante as refeições faz ganhar “barriga”.
MITO. É possível tomar líquidos durante a refeição sem engordar desde que você controle sua ingestão, lembrando ainda, que o excesso de líquidos prejudica a digestão, pois dilui o ácido clorídrico liberado pelo estômago. Aconselha-se tomar líquidos antes das refeições ou 2 horas depois do término da refeição.

Após a atividade física, deve-se tomar bebidas contendo vitaminas e minerais específicos.
MITO. O principal, após a prática de atividade física, é a ingestão de água. Outros complementos serão necessários apenas se o exercício for muito prolongado e extenuante.

Beterraba engrossa o sangue, e limão afina o sangue.
MITO. A beterraba é formada por carboidratos e açúcares, e, portanto não é boa fonte de ferro. No caso do limão, este contém vitamina C, que melhora a absorção de ferro, importante constituinte do sangue.

É importante tentar melhorar a alimentação com suplementos de vitaminas e minerais.
MITO. A ingestão de uma alimentação balanceada e adequada, que contenha cerca de 30 alimentos/dia, incluindo os temperos usados na alimentação, fornece todos os nutrientes necessários para o organismo. Deve-se evitar o uso de suplementos sem orientação médica ou nutricional.

Dietas da moda realmente ajudam a emagrecer.
MITO. Infelizmente essas dietas podem ajudar no emagrecimento das pessoas em geral por um período muito curto, até porque não é possível segui-las por muito tempo. Quando você para de fazer a dieta, você voltará a engordar novamente. O ideal é adotar hábitos alimentares saudáveis, que implicam mudanças ao longo da vida, mas que podem trazer benefícios duradouros para seu organismo.

Tomar chá é melhor do que tomar café.
MITO. O chá-mate e o chá preto contêm a mesma quantidade de cafeína que o café. No entanto, os chás de camomila, erva-cidreira, erva doce e hortelã não contêm cafeína e têm poder calmante.

Pular refeições ajuda a emagrecer.
MITO. Em geral, quando pula refeições, consequentemente você come mais na próxima refeição. Além disso, seu organismo começa a armazenar energia na forma de gordura, para enfrentar os períodos de jejum. Recomenda-se fazer pequenas refeições ao longo do dia.

REFERÊNCIA

Jogo Mito ou verdade; com as referências:


Philippi, Sonia Tucunduva. A Dieta do Bom Humor. São Paulo: Panda. Book, 2006.



Tirapegui, Julio. Nutrição, Fundamentos e Aspectos Atuais. São Paulo: Ed. Atheneu, 2002. 

sexta-feira, 26 de julho de 2013

FRUTAS



      São os produtos procedentes da frutificação de plantas, destinados ao consumo, "in natura", ou seja, é a parte polposa que rodeia a semente de plantas que possui aroma característico, sendo rica em suco, com sabor adocicado. Elas são fundamentais na nossa alimentação do dia a dia, pois são ricas em nutrientes e essenciais para a manutenção do nosso organismo.
           

Tabela de época:

Jan / Fev / Mar
Jan / Fev / Mar
Abr/ Mai / Jun
Jul / Ago / Set
Out / Nov / Dez
Abacate
Melancia
Abacate
Abacate
Abacaxi
Abacaxi
Mamão
Banana D’gua
Banana Prata
Banana Prata
Banana Prata
Pêra
Banana Maçã
Banana Maça
Goiaba
Banana Maça
Uva
Coco
Banana D’gua
Laranja Natal
Caqui
Caju
Limão
Goiaba
Laranja Pêra
Figo
Goiaba
Laranja Lima
Jaboticaba
Manga
Fruta do Conde
Melão
Laranja-da-Baía
Laranja Lima
Mamão
Jaca
Pêssego
Laranja Seleta
Melão
Melão
Limão
Laranja Pêra
Maça
Melancia
Uva
Maça

Mamão
Morango

Manga

Maracujá
Tangerina

Maracujá

Tangerina


Fonte: < http://www.roteirodasaude.com.br/dicas/tabelas.php >. Acesso em 27 de Julho de 2011.

Obs. Vale lembrar que na classificação geral o tomate é classificado como fruta, e dê acordo com a Pirâmide Alimentar Brasileira devemos comer de 3 a 5 porções desse grupo diariamente.


“FAÇA DA SUA ALIMENTAÇÃO SEU REMÉDIO E DO SEU REMÉDIO SUA ALIMENTAÇÃO”


REFERÊNCIA

Fruta. Disponível em: <http://www.engetecno.com.br/port/legislacao/fv_frutas.htm>. Acesso em: 28 Julho de 2011.


Elaborado por:                                         
Isabella Alves Lemes                
Nutricionista/Especialista em Terapia Nutricional
CRN3: 29484/P 

quarta-feira, 26 de junho de 2013

FAST FOOD

           

          O Fast Food é um segmento no setor de alimentação que se constitui pela produção mecanizada de um determinado número de itens padronizados, os quais são sempre idênticos em peso, aparência e sabor. Em geral, as redes de Fast Food oferecem variedade limitada de produtos no cardápio, garantia da procedência de sua matéria-prima e preços compatíveis com o tipo de alimentos comercializados. Exemplos: Mc Donald's, Bob's (sanduíches), Baked Potato (batatas assadas, com recheio) e Pizza Hut (pizzas - brotinho). Consumir alimentos nesses lugares pode prejudicar seu plano alimentar (sua dieta) dependendo de alguns fatores. Mas, devemos lembrar que, consumir sanduíches ou pizzas raramente, não prejudica ninguém, desde que os ingredientes que os compõem não sejam tão ricos em gordura. Assim, os produtos que não contenham embutidos (bacon, salame, presunto), maionese, queijos amarelos (exemplo: cheddar), catupiry, molhos cremosos ou que não sejam fritos, na maioria das vezes, possuirão menos calorias em relação a aqueles que abusam desses ingredientes.






segunda-feira, 27 de maio de 2013

CHOCOLATE

      


O equilíbrio na alimentação deve ser respeitado durante o ano todo, mas há momentos e épocas em que este controle se torna mais frágil como quando estamos estressados, ansiosos, em lugares onde as tentações são fartas como em festas, aniversários e comemorações. Os chocolates estão por toda a parte e são utilizados para serem presenteados. O problema está nos tipos de chocolates, na quantidade e na freqüência do seu consumo.

Composição:
O chocolate é composto principalmente por pasta de cacau, manteiga de cacau, açúcar e leite, com variações nas concentrações destas substâncias que classificam o tipo do chocolate (ao leite, light, diet, amargo, meio amargo, sem lactose, sem glúten), além dos incrementos e recheios que aumentam o valor calórico.

O chocolate é um alimento funcional, pois, além de nutrir pode proporcionar benefícios ao nosso organismo,  dependendo  da sua composição nutricional, da quantidade  e juntamente com uma dieta saudável. A Organização Mundial da Saúde preconiza o consumo de no máximo 50 gramas de chocolate ao dia para que não se ultrapasse o limite de gorduras e açúcares.

Benefícios
- Rico em substâncias chamadas de polifenóis, entre eles flavonóides com poderosa ação antioxidante ao organismo. Essa ação neutraliza os efeitos de danos celulares causada pelos radicais livres (advindos do estresse, má alimentação, poluição, inflamações, obesidade);

- Ajuda na  vasodilatação sanguínea que junto com outras ações podem prevenir doenças cardiovasculares;

- Do cacau também se pode obter o extrato vegetal composto por ácidos graxos que contém uma excelente propriedade no que se diz respeito à hidratação, pois ele evita o ressecamento da pele e a perda de água;

- Ao comer chocolate com alto teor de cacau (60 a 80%) tem-se ainda elevação nos níveis de serotonina, dopamina e feniletilamina no cérebro levando à sensação de bem estar e melhora do humor. Consumi-los nos momentos de  ansiedade e TPM pode ser um alívio justamente por estas sensações que o chocolate proporciona, o que pode até viciar;

REFERÊNCIA

NUTRICIONAIS, A. Chocolate. Disponível em: < http://www.equilibrionutricional.com.br/atualidades-nutricionais-e-receitas/atualidades-nutricionais/416-chocolate.html>. Acesso em: 02 de Setembro de 2011.

Elaborado por: 
Isabella Alves Lemes
Nutricionista/Especialista em Terapia Nutricional
CRN3: 29484/P

quinta-feira, 25 de abril de 2013

CALORIAS NEGATIVAS, ALIMENTOS QUE EMAGRECEM. O QUE É ISSO?


Eles existem, pode acreditar. Você come e o corpo queima mais calorias para digeri-los do que a energia que fornecem 

O que são alimentos com calorias negativas? 
São aqueles que, para digerir, o organismo gasta maior quantidade de calorias do que aquelas que lhe são fornecidas.

Que alimentos possuem esta qualidade? 
Alguns exemplos são: couve-flor, brócolis, aspargos, cebola, nabo, alface, salsão, entre outros.

Quais os benefícios que eles oferecem? 
Especialmente para uma pessoa que faz controle alimentar, pois, ao comê-los, ela ingere alimentos que não somam calorias extras. São opções que podem ser associadas à dieta e que não vão comprometê-la. Principalmente as frutas como sobremesa ou lanche. Os legumes dão uma sensação de saciedade e podem ser consumidos em maior quantidade.

Água tem caloria negativa ou caloria zero?
Há outros alimentos nessa categoria? A água tem caloria zero e não existe nenhum outro alimento com esta característica!

É perigoso comer apenas estes alimentos? 
Sim, pois o organismo precisa de energia/calorias para "funcionar".

Quantas vezes por dia, então, eles são recomendados? 
Não existe uma regra, o principal é que se mantenha uma alimentação balanceada. É preciso variar os alimentos, sempre! No dia-a-dia devem fazer parte do cardápio também os que possuem calorias, mas, sem excessos! Não se pode exagerar, pois eles apresentam calorias negativas em parte (possuem caloria, só que é tão baixa que o organismo queima rápido). Mas tudo em demasia não é adequado.

Por que os médicos e nutricionistas não fazem cardápios apenas com estes alimentos para obesos? 
Mesmo as pessoas acima do peso precisam receber energia/ calorias dos alimentos para que as funções básicas do corpo funcionem adequadamente!

Pode-se comê-los sempre ou apenas em dieta?
Sempre, principalmente legumes e frutas têm outros benefícios, vitaminas e minerais.

Eles fazem mal ou bem à saúde?
Fazem bem, porém, a pessoa não deve fazer uma dieta baseada apenas nestes alimentos. É preciso dizer que há controvérsias sobre a existência deles e pouco se fala no assunto. O que se deve levar em conta é que são bons alimentos e devem ser opções para quem, de repente, fica tentado a sair da dieta. Podem ser usados à vontade, só não pode se restringir apenas a eles.



REFERÊNCIA

PERRONE, A. Calorias negativas, alimentos que emagrecem. O que é isso?. Disponível em: <http://www.meunutricionista.com.br/noticias.exibir.php?id=2705>. Acesso em: 24 de Fevereiro de 2012.

Elaborado por:
Isabella Alves Lemes  
Nutricionista/Especialista em Terapia Nutricional  
CRN3 29484

quarta-feira, 27 de março de 2013

ALIMENTOS ÁCIDOS PODEM PROVOCAR AFTAS?


             


            A afta é um tipo de ferida que aparece nas mucosas da boca, sendo muito comum aparecer na língua também, na parede das bochechas e nos lábios, além do céu da boca, onde sua incidência é mais rara. Em alguns casos, aparecerem diversas aftas ao mesmo tempo e de uma vez só, o que é bem desagradável.
                                                   
            Geralmente, o aparecimento de aftas está ligado a alguns distúrbios tais como a indigestão ou a diarréia. As aftas aparecem também em pessoas com febre alta ou que se encontram num elevado estado de estresse e em mulheres durante a menstruação, sendo comum também em reação a certos antibióticos e antiinflamatórios, por serem remédios que liberam substâncias ácidas para o esôfago.

            Sabe-se que a predisposição para o aparecimento de aftas varia de pessoa para pessoa, mas suspeita-se que seja um problema hereditário.

            Apesar de algumas frutas ácidas, como o abacaxi, a laranja, o limão e o kiwi poderem desencadear o aparecimento de aftas, não se pode dizer que as "frutas ácidas provocam aftas". Isso não passa de um 'mito'. Muitas pessoas que ingerem grandes quantidades de frutas e alimentos ácidos e não por isso costumam ter aftas.

            Na verdade, não só as frutas ácidas, mas também alguns temperos tais como o ketchup, a pimenta, a mostarda, o vinagre e outros, também podem desencadear o mesmo tipo de reações. Outros alimentos como açúcar, batata sem casca, feijões, centeio, entre outros também apresentam certo teor de acidez.

Mas por que essas reações acontecem?

            O fato é que algumas pessoas são mais sensíveis a determinados alimentos do que outras e quando ingerem, entre outras coisas, tais alimentos ácidos, desenvolvem aftas na boca, gerando grande desconforto e irritação.

            De fato, nenhum tipo de alimento ácido, nem mesmo as frutas ácidas, tem o poder de causar aftas. Como dito, o que acontece é que as pessoas que são alérgicas a determinados tipos de alimentos, acabam desenvolvendo aftas por estarem predispostas a que tal evento aconteça, não necessariamente por ingerirem frutas ácidas.

REFERÊNCIA

FIGUEIREDO, J.M.P. Alimentos ácidos podem provocar aftas? Disponível em:< http://www.meunutricionista.com.br/colunas.exibir.php?id=2544>. Acesso em: 28 de Janeiro de 2012.


Elaborado por:
                               Isabella Alves Lemes                 
                   Nutricionista/Especialista em Terapia Nutricional
                                   CRN3: 29484/P