quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Como saber se o restaurante que você come tem qualidade?


Primeiramente, restaurante pra ser bom, não precisa ser bonito e chique. Precisa sim ser limpo e de qualidade. Se a alimentação não for de boa qualidade, ela pode te trazer sérios problemas, como intoxicações alimentares, e ai o que era prático vai se tornar mais caro e complicado, afinal ninguém quer pagar por uma intoxicação alimentar. Para isso é importante observar alguns aspectos e ter consciência deles.

Há muitas irregularidades nos restaurantes, mas se a população se conscientizar e denunciar pode-se contribuir bastante para a melhoria da qualidade das refeições nesses locais. Vamos ver alguns aspectos que pode ajudar a decidir qual é restaurante mais adequado e seguro em termos de qualidade alimentar.

Dica 1 - Obviamente você vai querer lavar as mãos antes de pegar o prato para se servir, então observe se o banheiro está longe de onde é oferecido o alimento. Os banheiros não devem ficar perto do local onde é servido, isso já diminui o risco de contaminação. Observe a colocação de pias para a lavagem de mãos se estão em locais estratégicos para evitar que as pessoas contaminem os alimentos expostos.

Dica 2 - Dê uma olhadinha nos funcionários que servem ou que recolocam os alimentos nas cubas. Estão de toucas? Usam máscaras? Como está o uniforme: limpo e bem apresentado? Isso é fundamental. Outro detalhe é que o funcionário que lida com o dinheiro no caixa também deve estar distante da comida.

Dica 3 - Observe os talheres, os pegadores, eles devem ser longos para evitar contaminação, ou seja, pra evitar que uma pessoa não aproxime tanto a mão do alimento pronto, porque nem todo mundo vai tomar o cuidado de lavar a mão assim como você. Observe também se os talheres estão embalados em saquinhos plásticos, isso ajuda a não pegar poeira, e elimina o risco de contaminação.

Dica 4 - No balcão de alimentos quentes, observe se há vapor saindo das bandejas. Se não tiver, a temperatura deve estar inadequada e o alimento frio. Veja se os balcões dispõem de barreiras, tampa de vidro, por exemplo, que protejam os alimentos de saliva, fios de cabelo e outras sujidades indesejadas.

Dica 5 - Observe quando o repositor vai ao balcão. A maioria da reposição da comida exposta é feita de maneira inadequada. Quando determinado alimento chega ao fim no balcão expositor, os funcionários dos restaurantes simplesmente jogam uma nova quantidade por cima dele, em vez de lavar ou trocar as bandejas. Uma pessoa que vai almoçar no final do expediente provavelmente vai comer parte do que foi colocado na bandeja pelo menos quatro horas antes, tempo suficiente para que ocorra a multiplicação das bactérias. Então, preste bastante atenção nisso!

Dica 6 - Visitar a cozinha do restaurante é seu direito, procure dar uma espiadinha. É uma forma de você poder conhecer alguns maus hábitos dos funcionários e até mesmo conhecer como eles trabalham. Na verdade, a maioria das cozinhas tem agora um vidro transparente ou uma janelinha para que as pessoas possam ver como está sendo o preparo. Procure ser mais curioso.

Dica 7 - Observe a higiene ao redor da mesa, o chão, as cadeiras, se o forro da mesa está limpo e se o funcionário do restaurante faz a troca dos forros quando necessário. Ainda em cima da mesa observe a higiene e condições do saleiro e os temperos que são oferecidos. Geralmente a sujeira se deposita nesses recipientes e muitas vezes eles são negligenciados, sendo feita apenas a troca do seu conteúdo. Veja também se os palitos estão envolvidos por um papel ou plástico. Hoje não se usa mais aquele paliteiro, porque também oferece risco de contaminação, mas o ideal é que ele esteja acondicionado adequadamente.

Dica 8 - Observe a apresentação dos alimentos. As saladas e principalmente as sobremesas devem estar em cubas refrigeradas, separadas de acordo com a característica de cada uma. Algumas sobremesas são divididas em copinhos plásticos, observe também a higiene dos mesmos e dos talheres utilizados.

Dica 9 - Por fim, evite almoçar tarde. A maioria dos alimentos fica muito tempo exposto e a qualidade e apresentação não vai ser a mesma. Evite também almoçar muito tempo após a última refeição porque a fome será maior e o consumo de alimentos também, muitas vezes nem se dando conta das condições do local, afinal a fome já está batendo faz tempo!

Dica 10 - Informe-se sobre a presença de um Nutricionista responsável no restaurante e procure-o caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão. Caso não tenha, procure indicar um para que esse local possa manter uma qualidade superior nas refeições e garantir a segurança alimentar de todos os clientes, inclusive você. Um pequeno pedaço de alimento contaminado, por exemplo, é suficiente para o organismo manifestar uma intoxicação alimentar com sintomas como: náusea, vômito, dor abdominal, diarréia e pode até levar à morte!

Leve a sério o que você paga pra comer.

REFERÊNCIA:

DUTRA, D. C. Como saber se o restaurante que eu como tem qualidade? Disponível em: <http://www.meunutricionista.com.br/colunas.exibir.php?id=1569>. Acesso em: 10 de Novembro de 2011.