Teste de glicemia para tirar carteira de motorista
Quem quiser tirar carteira de motorista terá de fazer teste de glicemia. A medida está prevista no projeto de lei (PL 1957/11) apresentado por um deputado do PSB-SP, já aprovado na Comissão de Viação e Transportes da Câmara.
O teste serve para determinar se o nível de açúcar no sangue está dentro dos parâmetros saudáveis. Segundo o autor da proposta, o objetivo é notificar os futuros motoristas sobre os riscos que a diabetes pode provocar como é o caso da perda da capacidade de dirigir.
A proposta é a realização do exame uma vez que muitas pessoas são diabéticas, mas não percebem, porque a doença é silenciosa.
"É um exame muito barato, e fácil de ser feito. Requer só o tempo de jejum adequado. Ele vai permitir primeiro, a segurança, na medida em que diminui o risco de a pessoa ter uma hipoglicemia e desmaiar ao volante e provocar um acidente. E, segundo, fazer o diagnóstico de pessoas que têm diabetes ou outras doenças como a própria hipoglicemia, que é quantidade de glicose no sangue muito baixa."
Para o diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, Dirceu Rodrigues Alves, a medida é bem-vinda. Ele lembrou que, além de desmaios, alterações no nível de glicose no sangue podem provocar danos ao raciocínio, na capacidade de atenção, de concentração e também atrapalhar a rapidez de respostas motoras.
Dirceu Rodrigues Alves sugeriu ainda a realização de outros exames.
"O teste ergométrico, assim como eletroencefalograma, assim como a audiometria seriam necessidades básicas para que a gente introduza no exame de admissão para carteira nacional de habilitação."
O projeto que obriga futuros motoristas a fazer o teste de glicemia será analisado agora na Comissão de Constituição e Justiça.
Fonte:
De Brasília, Idhelene Macedo.
Webradio - Ministério da Saúde
Elaborado por:
Isabella Alves Lemes
Nutricionista/Especialista em Terapia Nutricional
CRN3: 29484/P